O Início
- Dra. Mar Mendes - Psicóloga Educacional
- 28 de jul. de 2020
- 3 min de leitura
Para ser grande, sê inteiro: nada
Teu exagera ou exclui.
Sê todo em cada coisa. Põe quanto és
No mínimo que fazes.
Assim em cada lago a lua toda
Brilha, porque alta vive. (R.R)
E tudo começou quando não havia mais opção na vida além de ser forte! Quando as portas se fecharam, foi necessário pular a janela...! Os sonhos existem para serem realizados. Tem sido um caminho difícil e injusto, este da paixão pela Psicologia da Educação! ... São os sorrisos das crianças que nos une, nos incentiva, faz brilhar. O contato com este mundo encantado, as brincadeiras, a imaginação... o direito que toda criança tem de ser feliz, de sonhar e de aprender através das brincadeiras, da partilha com os amigos, dos pequenos momentos e os mais felizes... E é isto! ela era psicóloga e nas horas vagas fazia a arte de tornar as festas, o dia e a vida, um doce sonho possível de se realizar. Quem sabe um dia, a Psicóloga tenha um espaço, em que possa promover uma educação, onde as crianças possam ser agentes efetivos no processo de aprendizagem ao longo do seu desenvolvimento, descobrindo um mundo onde, aprender e brincar estão unidos pelo prazer da descoberta e a criatividade... e nos fins de semana, os olhinhos continuem a brilhar com as festas de encantar...?
Sim! Este dia chegou!
O nosso lema:
Educar não é cortar asas, mas sim orientar o voo! (Paulo Freire)
Uma vez ouvi de um grande homem a seguinte frase: "Há escolas que são gaiolas e há escolas que são asas!" (Rubem Alves) Foi a partir deste pressuposto que fui amadurecendo a ideia do que seria "educar para mim". Este mesmo autor falou-me da escola dos seus sonhos... uma escola que ainda não existia, até que ele conheceu, aqui em Portugal uma escola chamada, "A Escola da Ponte", cujo mentor é o Professor José Pacheco, uma inspiração para o meu trabalho. Ao refletir ao longo destes 21 anos em que estou envolvida na área da educação, venho amadurecendo a ideia, e cada vez tenho mais certezas de que é necessário introduzir novos paradigmas. Os nossos alunos estão saturados da escola, há muito, perderam o interesse por aprender. É necessário resgatar o gosto pela aprendizagem, pela leitura, ressuscitar a criatividade nas nossas crianças, valorizar as suas competências e priorizar a individualidade de cada um. Somos todos diferentes! O destino pode ser o mesmo, mas existem muitas trajetórias para o voo. Independente das dificuldades, que cada criança ou adolescente apresente, muito mais são as suas competências, e estas devem ser valorizadas. É imprescindível um novo olhar para educação! Como dizia o mestre "Rubem Alves", a "Educação do Olhar", ou "Educação das Sensibilidades". É uma das nossas missões, encantar os olhos dos nossos meninos com o gosto pela aprendizagem. Tarefa árdua, sabemos, mas acreditamos ser essencial para o processo de aprendizagem e desenvolvimento pessoal de cada um. A felicidade é outro ponto fulcral na nossa missão! O mais importante para nós, é que os nossos meninos sejam felizes, e para isso, promovemos um ambiente acolhedor e feliz, onde valorizamos as competências de cada um, respeitamos as diferenças, e ensinamos reciprocidade e resiliência. Aqui aprendemos a sermos fortes, e a lutarmos pelos nossos direitos, sonhos e felicidade. Fomentamos competências pessoais e sociais que serão muito importantes ao longo do desenvolvimento dos nossos alunos. Sabemos que não basta ter boas notas, é muito importante desenvolver estas competências para uma boa integração no ambiente de trabalho e na sociedade. Pensando nisto, dispomos de um gabinete de psicologia que centra o seu trabalho em estratégias que facilitem a aprendizagem e que desenvolva as competências necessárias para que os nossos alunos possam alcançar o sucesso e a felicidade. O nosso objetivo é que todos aqueles que passem por nós, sejam muito felizes no seu voo! Estamos aqui apenas para orientar o voo, a trajetória percorrida será sempre do aluno e o mérito também. Acreditamos no potencial de cada aluno, e estamos aqui para mostrar o quão longe podem ir. E no fim estaremos aqui para aplaudir os erros e acertos, porque acreditamos que para acertar é necessário errar algumas vezes. Acreditamos que só perde quem não tenta.
Nós acreditamos nos nossos meninos!
Lição:

Quando uma porta se fechar, podemos procurar sempre uma saída, mesmo que seja uma janela pequenina, mas que esteve sempre ali, debaixo dos nossos olhos...Acreditamos que se o plano A não der certo, o alfabeto tem mais 25 letras.
“ ... o melhor do mundo são as crianças...” (Fernando Pessoa, in "Cancioneiro" )
“ Trabalhe com aquilo que gosta e não terá que trabalhar um dia sequer na vida.” (Confúcio)
E então...
“... Gaste mais horas realizando que sonhando, fazendo que planeando, vivendo que esperando porque, embora quem quase morre esteja vivo, quem quase vive já morreu". (Luís Fernando Veríssimo)
Comentarios